segunda-feira, 26 de abril de 2010

ACABOU-SE! Para o ano há mais... Distrital!

O título do post diz tudo. O sonho do regresso à 3ª divisão acabou para os azuis-e-ouro com a derrota caseira frente ao Crato. O 1-2 final não espelha em nada o que se passou no Campo Patalino, mas no fim o que conta são os golos, e o Crato marcou mais um vencendo o jogo em que se decidia praticamente o vencedor do Distrital.

"O Elvas" foi sempre a equipa que quis vencer a partida, mas pela frente teve um adversário que defendeu muito e bem, que conta com jogadores muito experientes e de grande constituição física, que anularam quase todas as tentativas que a nossa equipa criou. No jogo do tudo ou nada, os comandados de Jorge Almeida trabalharam muito, lutaram até à exaustão, mas faltou qualidade para definir as oportunidades de perigo criadas.

Aos 16 minutos o lance que definiu o jogo para os visitantes, com o indiscutível penalty de Cristo a Maside, convertido por Moreira. A equipa do Crato manifestou o seu desagrado com a decisão do árbitro António Matias, ao não expulsar o guardião azul-e-ouro, considerando que o avançado cratense estaria em iminente situação de fazer golo. Houve erro do árbitro nesta decisão, pois Cristo deveria ter visto o vermelho, mas antes "O Elvas" pediu grande penalidade por mão na bola de um defensor do Crato, naquela que foi a primeira manifestação de desagrado dos presentes no Campo Patalino.

Se desde o início "O Elvas" pressionou o extremo reduto cratense, a partir do 0-1 foi mais evidente com o recuo dos visitantes no terreno de jogo. Sabedores que contam com uma equipa experiente, o "autocarro" à frente da baliza foi em muitas ocasiões tão evidente que era quase impossível furar a barreira defensiva do Crato. Só nos livres batidos pelo brasileiro Glaedson é que os azuis-e-ouro conseguiram criar perigo, mas o guarda-redes Teixeira esteve em bom plano. Jorge Almeida fez a primeira substituição ainda na etapa inicial, com a entrada de Ruben pelo defesa Teodor, que estava a sentir dificuldades em controlar a velocidade dos avançados rivais.

Na segunda parte mais do mesmo, ou seja a equipa de Jorge Almeida a ser quem manifestava vontade em chegar ao golo e o Crato a defender a vantagem que no final se mostrou definitiva. Aos 60 minutos Glaedson tem um portentoso remate de pé esquerdo à barra da baliza de um Teixeira que nada tinha a fazer pois era indefensável. Seria um golão e poderia dar a volta aos acontecimentos, mas infelizmente a bola não entrou. Ainda "carregou" mais "O Elvas", e Jorge Almeida fez o possível com as alternativas que dispunha no banco. Fez sair Zé Rego para a entrada de Nélinho, numa troca de avançados, e o tudo por tudo com a saída de um defesa, Fernando Roque, para a entrada do jovem Carlos Xavier para o lado esquerdo.
O jogo apenas tinha um sentido, a baliza do Crato, e o pontapé para a frente dos visitantes para tentar a sorte com a rapidez dos seus avançados foi sendo cada vez mais evidente.
Aos 84 minutos o canto do cisne, ou seja o adeus d'"O Elvas" à subida. Bola para o recém entrado Santana Maia que à entrada da área e inexplicavelmente sem marcação, desferiu um remate para o fundo das redes sem hipóteses para Cristo. Até ao fim a luta constante dos nossos jogadores é de louvar pois foram inexcedíveis, mas a sorte estava traçada. O golo de Lourinho pouco antes do fim da partida, no único erro de marcação da defesa do Crato na sua área, apenas atenuou a desvantagem pois o desfecho estava definido.

A equipa de arbitragem cometeu inúmeros erros de apreciação e as duas equipas têm razão de queixa. Um penalty por assinalar ao Colosso, o não ter mostrado o vermelho a Cristo na grande penalidade que deu o 0-1 para o Crato, e o erro mais grosseiro foi na segunda parte, ao assinalar um livre directo por uma falta sobre Nelinho, quando o lance aconteceu 2 metros dentro da área. Aqui a responsabilidade vai inteiramente para o árbitro auxiliar, que claramente viu o lance e não quis alterar a decisão de António Matias. Se no aspecto técnico o árbitro esteve mal, no disciplinar foi pior, permitindo desde o quarto de hora inicial o constante "queimar" tempo dos jogadores visitantes. Por vezes foi gritante a sua falta de comando no jogo, exasperando todos os que estávamos no Campo Patalino, pois os jogadores do Crato faziam o que queriam não sendo devidamente punidos.

Resultado injunto pelo que fez "O Elvas" e que premeia sem dúvida a coesão defensiva do Crato. Apesar de este ter sido o jogo do tudo ou nada, "O Elvas" não vai conseguir a subida pelo que fez de mau na primeira volta desta segunda fase, com inexplicáveis derrotas caseiras que sem dúvida condicionaram todas as possibilidades azuis-e-ouro.
Jorge Almeida em declarações à Rádio Elvas, pediu desculpas aos adeptos por não ter conseguido a vitória que todos desejavam. A Tribo Azul e Ouro responde ao técnico dizendo que não tem de pedir desculpas, foi com o Jorge Almeida que o sonho foi possível pelas seis vitórias consecutivas. Mas não se podem fazer omeletes sem ovos, e apesar da enorme capacidade de luta há falta de qualidade no curto plantel d'"O Elvas" para enfrentar adversários de maior calibre como é o Crato.

Devem os dirigentes do nosso clube junto com a equipa técnica começar já a preparar a próxima temporada, recrutando jogadores da nossa região com qualidade para potenciar o plantel e pensar, a sério, em lutar pelo título distrital e consequente regresso à 3ª divisão.

Tentamos mas não foi possível. ACABOU-SE! Para o ano há mais... Distrital!

(foto site Tudoben.com / Carlos Falcato)

19 comentários:

Anónimo disse...

Será mesmo que já não podemos subir?
Se for para ano a formação da nova divisão dos Regionais como vão fazê-la só com aqueles clubes alentejanos?
Passo a explicar:
Electrico, Reguengos e Aljustrelense mantêm-se na IIB
Juv. Évora sobe à IIB
U. Montemor e Lus. Évora descem ao Distrital
Fica o Moura e as 3 equipas que sobem à III (Odemirense, Vendas Novas e Crato)
Mesmo que lhes juntemos as 4 equipas do Algarve e as 3 do Distrito de Setúbal ficam 11 e a faltarem 3 para fazerem uma série...
Não subirão os 2ºs classificados dos Distritais alentejanos?

Scottish disse...

O Campeonato da 3ª divisão pro-nacional de âmbito distrital/regional apenas entrará em vigor para 2011/2012.
No entanto está previsto para a época 2010/2011, que para completar o número de 72 clubes nas séries do Continente, subirão também, se necessário, os segundos classificados das primeiras divisões distritais das Associações com maior número de clubes a disputarem provas oficiais de seniores.
Em caso de igualdade recorrer-se-á às Associações com maior número de divisões distritais de séniores.
No caso de ainda se manter a igualdade recorrer-se-á às Associações que tiverem maior número de clubes a disputar provas.

Para o nosso interesse resta saber se a Associação de Futebol de Portalegre tem mais clubes a disputar provas oficiais, pois não somos das que tem várias divisões distritais.

Deixei a dica sobre a ideia, mas penso que não dará para ver o Colosso subir à 3ª divisão.

Abraço

Anónimo disse...

Não sabia desta ipotese mas com a sorte que o nosso O Elvas tem não vejo grandes esperanças. Já no ano transato se não estou em erro todos os segundos foram rabiscados menos O Elvas por ser o que tinha menos pontos e golos por isso a sorte não está de facto no nosso lado. Mas nunca se sabe. Eu até tenho esperanças que as declarações do Indio (treinador do Crato) no jogo com O Elvas la no Crato dizer no final do jogo que a equipa não queria subir mas sim dignificar a camisola agora não sei se aquilo era balelas ou se era verdade, é que se for verdade embora não subamos com a faixa de campeão mas subimos mas isso só no final da temporada é que se sabe.

Anónimo disse...

Se o Crato não aceitar subir de divisão penso que vai ficar impedido de jogar durante 2 ou 3 anos. Se isso acontecer o Elvas ficando em segundo pode subir de divisão?

Anónimo disse...

o elvas se fikar em 2 lugar e o crato nao quiser subir nao e o elvas que vai subir pk quem escolhe o clube que sobe e federaçao portuguésa de futebol que mudou esse regulamento essa epoca! e sinceramente nao sei se seria positivo po elvas subir pois para o ano acaba a 3 divisao e se o elvas nao fikasse nos 2 primeiros classificados descia po distrital, ou seja andava um ano a gastar dinheiro sem necessidade!

Anónimo disse...

ainda é possível....


campo maior 0 vs 1 elvas

crato 0 vs gafetense 0


força elvas...

vamos subir...tudo a apoiar o elvas

Anónimo disse...

Ainda pode ser que la vaia-mos então este baixo rendimento do Crato pode ser que seja a tal coisa de não querer subir e assim em vez de ficar em primeiro fica em segundo e deixa O Elvas subir... Vamos ver ainda ha esperança.

Anónimo disse...

Obrigado Eurico!
63 anos de história: a pior equipa de sempre!

Notícias curiosas de Elvas disse...

Estará Rondão Almeida a pensar mudar o feriado municipal de Elvas de 14 de Janeiro para o São Pedro?

Isto é gravíssimo, explico tudo no meu blog!

Notícias curiosas de Elvas disse...

Por favor leitores leiam esta 6.ª Feira o meu artigo sobre exploração de inocentes crianças em Elvas, só comparável aos putativos incidentes da Casa Pia, também em Elvas!

Anónimo disse...

ze do melro vai mas e chatear outros! aqui so se fala de futebol

Notícias curiosas de Elvas disse...

Não percam a minha publicação "Pinto Rei o Herói da Corujeira", no Zé de Melro, o blog de Elvas que publica no fim de semana!

Com fotografias antes e depois do restauro!

Notícias curiosas de Elvas disse...

Não percam o meu artigo 2.ª feira 28 de Junho:

Portugal X Espanha, o pior pesadelo de Macorra!

Estará em risco a EuroCidade?

Como devem os Elvenses com mulher de Badajoz lidar com a situação?

Como aproveitar para desfazer-se da mulher de Badajoz!

Deverão as crianças filhas de mulher Pacense receber tratamento psiquiátrico por causa deste jogo?

Onde ver, Badajoz ou Elvas?

A resposta a estas e outras perguntas no meu blog!!!

Obrigado Rosamaria por te fazeres minha seguidora, espero não defraudar-te!!!

Portasdolivenza, que esperas para fazer-te meu seguidor?

Notícias curiosas de Elvas disse...

Por favor não percam o meu último artigo, brilhante por sinal, agora e 3.ª feira 29 de Junho!

A propósito da FanZone: "CÓCÓ NA BASE DO ÊXITO DA CÂMARA DE ELVAS?"

Notícias curiosas de Elvas disse...

Não perca no meu blog!

O Zé de Melro fez um ensaio comparativo de Serviços Públicos de Elvas.

Bombeiros X Linha Verde da Câmara!

Qual é o mais eficiente?

Será que um bombeiro de Portalegre pode alegar embriaguês pelo incumprimento de um contrato?

Será que um bombeiro de Portalegre pode vender rifas em Elvas?

As respostas a tudo isto e muito mais no meu blog!

Notícias curiosas de Elvas disse...

Não percam hoje e amanhã o meu muito profundo artigo que aborda a problemática da venda ambulante em Elvas.

Ambulantes: Presidente descontente!

Notícias curiosas de Elvas disse...

Não Percam o meu último artigo publicado hoje sábdo em que desarmo o Tasca e o mato coma sua arma - a fotografia!

Notícias curiosas de Elvas disse...

Não perca hoje o meu artigo científico de Pecuária Comparada:

Pecuária: Elvas/Cervas X Arronches/Búfalas.

Qual a melhor?

Anónimo disse...

ja actualizavam o blog nao? ou e so para dizerem que o tem? os elvenses que estao fora gostam de saber as novidades do clube. so se ainda nao ha novidades