terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Extinção da III Divisão de Futebol

A Assembleia Geral da Federação aprovou no passado sábado o que seria a extinção do futebol de “3ª”. A votação, que contou com a oposição forte da Associação de Braga, resultou no terminus do campeonato na época de 2010/2011, ficando assim os campeonatos distritais com maior equilíbrio, mais competitividade, maior interesse e sobretudo menos custos para os clubes e federação, originando provavelmente uns campeonatos distritais que seguramente irão estar ao rubro. Certo é que existiam várias dúvidas assim que dita assembleia terminou, mas eis que a própria federação, ontem deu inicio á visualização das gravações em virtude de alguns esclarecimentos solicitados, quer por dirigentes da própria federação quer das associações que ficaram com “dúvidas” da votação. É que segundo alguns meios de comunicação social, existiu uma primeira votação sobre a remodelação da 2ª e 3ª divisão, sendo que á posterior foi votada em sentido contrário, uma proposta da Associação do Algarve que previa a extinção do campeonato da 3ª divisão, enfim, veremos senão estará por aqui mais uma cena caricata do nosso “futebolzinho”. Resumindo a proposta que foi aprovada, esta prevê a extinção da 3ª divisão, sendo que ficaria a 2ª divisão com 4 séries de 16 descendo os últimos 5 em cada série para os respectivos campeonatos Distritais, no entanto as dúvidas são mais que muitas e só para dar um exemplo, a que foi colocada aos microfones da Rádio Elvas pelo Presidente do nosso “Colosso”, na época anterior o que aconteceria aos 6 primeiros classificados em cada série da III divisão? Desciam aos Distritais? No meio de tantas dúvidas uma certeza existe, só equipas saudáveis permitem ter campeonatos que possam ser um chamariz de adeptos.

5 comentários:

Sr Inspector Elvense disse...

Penso que a ideia tem bases lógicas e o ter sido aprovada prova o bom senso geral.
Sou certamente a favor que tal tenha acontecido, mas tambem eu tenho duvidas sobre o futuro das competições.
É necessario se ter em conta varios aspectos, porque esta medida a ser tomada tem de ser para melhorar o futebol e ajudar os clubes e não o contrario.
Penso que uma "regionalização" seria o mais interessante.
Receio estar mal informado ainda para falar muito sobre o assunto, mas não posso deixar de imaginar quão desigual seria ver o Elvas defrontar Santa Eulalia numa subida para uma 2ª divisão.
Para não falar no aspecto financieiro, seria dar um grande (e perigoso) salto do distrital para uma 2ª! Que fazer?..
Seja o que for, que o Elvas vença sempre :)

Xavier de Sousa disse...

Pois já nem contamos com as rivalidades que existem entre clubes da mesma região... O melhor aspecto quanto a mim será o de se poder acompanhar a equipa em várias deslocações durante a época o que desde logo gera bilheteira em todos os estádios/campos, e penso que esta terá sido uma das ideias da Federação, no entanto os desiquilibrios poder-se-ão notar com facilidade!
Na minha humilde esperança de O ELVAS em 2010 estar já na 2ªDivisão, se Deus e os árbitros quiserem, estaremos imunes à decisão da FPF!

Abraço

Elvascidade disse...

http://cidadelvas.blogspot.com/2009/02/vamos-levar-o-carnaval-ao-municipal.html

Scottish disse...

Creio que todos os adeptos d'"O Elvas" em geral, e os Tribalistas em particular, partilhamos da ideia do Xavier :)
Sinceramente a deliberação da Assembleia Geral da FPF, não me parece má para o desenvolvimento do futebol dos clubes pequenos.
No entanto pode-se estar a cavar um enorme fosso, entre quem tem objectivos e "força" económica, não desejando estar nos Distritais, e os clubes que habitualmente disputam este tipo de campeonatos.
É óbvio que a competição distrital tonar-se-ia muito mais interessante e com um melhor futebol, havendo a possibilidade de ter maiores receitas de bilheteira pelo facto de haver mais clubes da região.
Espero sinceramente que esta extinção da 3ª Divisão seja feita com o Colosso na 2ª.
Abraço do tamanho do Mundo a todos os Tribalistas

Anónimo disse...

Amiable dispatch and this mail helped me alot in my college assignement. Thank you on your information.