domingo, 16 de janeiro de 2011

"O Elvas" vence Santa Eulália para fechar a primeira fase

Com a vitória por 2-1 à Juventude de Santa Eulália, "O Elvas" fecha a primeira fase do Campeonato Distrital invicto e permitindo apenas um empate frente ao Campomaiorense.

Não foi um bom jogo, longe disso, por dois motivos. Primeiro porque se notou a ausência do brasileiro Glaedson, que cumpria um jogo de castigo, e segundo porque o pensamento já está na Divisão de Honra que começa na próxima semana.
Jorge Almeida fez algumas alterações no "onze" inicial, dando descanso na baliza a João Cristo fazendo entrar Guilherme Branco, e colocando os "reforços" Paulo Belém e João Paulo Silva, o primeiro para o meio-campo e o segundo a acompanhar Pitufa no ataque.

Começou melhor e de que maneira o Santa Eulália, pois logo aos 3 minutos inaugurou o marcador, num livre directo descaído para a esquerda apontado por Vítor Hugo, que rematou ao poste mais distante batendo Guilherme Branco que não viu a trajectória da bola. Este lance fez com que os jogadores azuis-e-ouro acordassem e a partir deste momento só deu mesmo "O Elvas". Só que raramente da melhor maneira, pois a bola foi muito lançada pelo ar, em vez de ser jogada na relva. Eram poucos os lances com principio, meio e fim dos nossos jogadores, mas a pressão defensiva era intensa e rapidamente a bola voltava aos pupilos de Jorge Almeida.
Como em jogo não se criavam oportunidades, era através das bolas paradas que a baliza de Carolino sofria perigo iminente. E tanto assim foi que o golo do empate surge na sequência de um pontapé de canto batido por Rogério Chinita, com a bola a chegar a Nuno Carranca que remata à baliza, mas a bola depois de ressaltar num adversário sobra para Pitufa que sem dificuldades empurra para o fundo da baliza.

Depois de um golo anulado a Pitufa por claro fora-de-jogo, o segundo lance de perigo foi um livre directo de Rogério Chinita, que fez passar a bola próximo da baliza de Carolino. Aos 29 minutos foi João Carapinha a rematar de cabeça num livre do lado direito batido por Rogério Chinita, mas a bola saiu ligeiramente por cima. Com tanto assédio azul-e-ouro não se esperava que o Santa Eulália conseguisse incomodar novamente Guilherme Branco, mas aos 33 minutos Vítor Hugo aproveitou uma desatenção da defesa azul-e-ouro e rematou cruzado, com a bola a passar muito perto do poste direito da baliza d'"O Elvas". Foi a penúltima vez que o Santa Eulália rematou à baliza, e ainda tínhamos uma hora de jogo pela frente.
Aos 36 minutos "O Elvas" chega à vantagem, na sequência de um canto do lado direito batido por Rogério Chinita ao primeiro poste, onde surge João Paulo Silva a rematar de cabeça e a fixar o resultado final. Apesar do pouco futebol que se via, o resultado justificava o maior empenho e vontade de vencer o jogo dos da casa.

Na segunda parte mais do mesmo, com "O Elvas" a dominar todas as facetas do jogo, mas sem criar muito perigo junto da baliza de Carolino. Em contrapartida o Santa Eulália tratava de segurar como podia o seu adversário, incorrendo muitas vezes, talvez até demais, em faltas sucessivas que o árbitro entendeu por esse motivo mostrar 8 cartões amarelos e um vermelho, por dupla admoestação a Pedro, que jogou apenas 13 minutos...
Mesmo a jogar contra 10 desde o minuto 58, "O Elvas" não conseguiu criar claras oportunidades de golo, muito por culpa do recuo da equipa adversária e da pouca clarividência do jogo de ataque dos pupilos de Jorge Almeida.
Ainda tentou o técnico azul-e-ouro alterar o ritmo do jogo com as entradas de Marcial para o lugar de Paulo Belém, de Ruben por Pitufa e João Leal por João Carapinha, mas sem resultados prácticos.

No final a vitória por 2-1 assenta bem à nossa equipa, pois foi sem dúvida a que mais fez pelos 3 pontos, mas longe de ter feito um bom jogo.

EQUIPAS

"O Elvas" - Guilherme Branco; Bruno Vidigal, João Carapinha (João Leal aos 81'), Filipe Branco e Rogério Chinita; Paulo Belém (Marcial aos 55'), Duarte Silva, Lourinho e Nuno Carranca, João Paulo Silva e Pitufa (Ruben aos 63').
Santa Eulália - Carolino; Vítor Galego, Pacau, Palancha e Cabé; Luís Rasquilha (Pedro aos 46'), Nuno Martins e Carpinteiro; Anselmo (João Pereira aos 75'), Vítor Hugo e Fábio (Luís Semião aos 60').

Agora começa a fase do tudo ou nada, a Divisão de Honra que ditará quem vai subir à 3ª divisão nacional. O primeiro teste é no próximo sábado dia 22, pelas 15h00, na recepção ao Alegrete no Campo Patalino.
Pedimos a todos os adeptos azui-e-ouro que se desloquem ao Estádio, que apoiem a nossa equipa no percurso que no levará ao objectivo final, a subida.

Um abraço do tamanho do Mundo a todos os Tribalistas

4 comentários:

Anónimo disse...

Vamos a eles!

Anónimo disse...

mas qual claque nunca la vejo ninguem!!!!!
Vamos lá a apoiar o elvas como ele merece ; Tambores,cachecois.....
Isto nao é uma critica à claque, mas a verdade é que ja passaram por tempos melhores

Anónimo disse...

3 secas, o mano não acerta uma, que grande incompetência meu Deus, será assim tão dificil ganhar um distrital com o Elvas? Ó mano, por favor pede pa cagar e sai.

Anónimo disse...

Vamos até final apoiar o nosso clube. Peçam ajuda aos intervenientes no carnaval, convidem um bom grupo com bombons a vamos para a 2ª volta ganahr em todos os jogos.