terça-feira, 7 de abril de 2009

O Elvas - Futebol Benfica

No jogo deste domingo a equipa de “O Elvas” deu mais um passo na caminhada irregular que tem vindo a traçar no nacional da III divisão Série E. Mais um jogo, mais uma má exibição, mais uma derrota… E uma vez mais opções questionáveis do treinador, que poderá levar uma equipa que iniciou o campeonato como candidata à subida, para os distritais (esperemos que não, mas cada vez mais esse cenário tem que começar a ser encarado como provável).

“O Elvas” entrou no jogo numa toada morna, parecendo esperar que mais cedo ou mais tarde o golo aparecesse, no entanto o futebol praticado nunca permitiu dispor de grandes hipóteses de golo, estando o jogo equilibrado e com jogadas de relativo perigo nas duas áreas. Seria numa dessas jogadas que a equipa do Futebol Benfica se iria adiantar no marcador, através de Januário, que após uma jogada de insistência de Miguel colocou o 0-1 no marcador.

O resultado iria manter-se inalterado até ao fim dos primeiros 45 minutos, e o técnico de “O Elvas” iria então proceder à entrada de Glaedson (não se compreendendo ainda muito bem o porquê de ter iniciado o jogo no banco) na tentativa de mudar o rumo dos acontecimentos.

A equipa da casa entrou mal na segunda parte, e o Futebol Benfica dispôs de duas boas ocasiões para dilatar a vantagem no marcador, apenas desbaratadas por duas boas intervenções de João Godinho. E após esta fase em que começava a parecer provável sofrer o 0-2, foi a equipa da casa a chegar ao empate no minuto 59, através de um cabeceamento de Eduardo em resposta a um livre batido por Glaedson (o tal que veio do banco…).

O jogo manteve-se equilibrado e começou a pensar-se que a equipa da casa poderia dar a volta ao marcador, mas tal não passou de uma ilusão, dado que seria a equipa forasteira a adiantar-se novamente no marcador, através de um bom trabalho individual de Januário dentro da área alentejana, que conseguiu rodar com um excelente controlo de bola e colocar a bola por baixo do guarda-redes elvense.

A equipa d’O Elvas via-se assim de novo na posição de perdedor, e iria no minuto seguinte proceder à entrada de Lourinho (mais um jogador que não se compreende o que estava a fazer no banco), esgotando assim as substituições dado que Ivo (e ainda mais um que estava no banco sem se saber porque…) tinha entrado no decurso da segunda parte.

Quando se esperava que a formação elvense fosse pressionar a equipa do Futebol Benfica na tentativa do empate, duas jogadas reduziram a equipa a 9 jogadores, primeiro através da expulsão rigorosa de Ivo numa falta a meio-campo, e depois devido à lesão de Mauro que chocou com a protecção que fica por trás da baliza.

O jogo iria assim chegar ao fim com o resultado de 1-2, que não merece contestação dada a forma como os acontecimentos decorreram em campo. “O Elvas” necessitará outra atitude e outra vontade para conseguir terminar o campeonato da forma menos má, ou seja permanecendo na III divisão.

5 comentários:

Anónimo disse...

Provavelmente Glaedson e Lourinho estavam no banco porque essas seriam as ordens que o treinador Paulinho tinha do Sr. Presidente Eurico.
Porque quem manda naquilo tudo é o Eurico.
A meu ver, o mal ñ está nos jogadores nem no treinador mas sim na Presidência!!!
Não há ninguém que suporte este presidente vaidoso, prepotente e que julga ser sempre o dono da razão e da verdade.
Se analizarmos bem, todos que chegam a Elvas (Jogadores e Treinadores) são do melhor...mas se ñ fazem a vontade do Sr. Presidente, são logo dispensados com 1 aperto de mão e uma palmadinha nas costas!!!
Analizemos meus Srs se ñ será importante para o nosso clube a mudança de Presidente, aí logo veremos onde está o problema do " O ELVAS"

Anónimo disse...

Cá estou eu mais uma vez e acreditem que nada me satisfaz constatar que desde a mudança de treinador que eu vinha prevendo isto,lembram-se do coment. contra a vinda do Paulinho,lembram-se de lerem que o Lourinho com este sr. não jogava e houve alguém que veio ripostar insinuando que provavelmente seria um jogador ressábiado,pois bém não sou jogador sou apenas um adépto dos que já cá andam há uns anos e também andei com as bandeiras e os tambores por esse pais fora...outros tempos e que mesmo perdendo continua a gostar do clube indiferente á pessoas que lá estão pois essas passam o clube fica.

VFF disse...

Ponto a ponto:
1- Glaedson. Saiu recentemente de um processo disciplinar que, a bem do grupo, penso eu, não deu em nada. É um jogador de elevada capacidade técnica mas também já vencemos sem ele em campo.
Conclusão: A decisão de sentá-lo no banco é discutível, como todas, mas aceitável.
2- Lourinho. Vi o jogo e achei estranho que, pelo menos, não entrasse mais cedo. Soube, de fonte seguríssima, que não se encontra nas melhores condições e fez um enorme esforço para ajudar a equipa neste momento menos bom.
3- Paulinho. Penso que, pelos 2 pontos acima descritos, se pode depreender que não acho que venha daí o nosso mal, até porque basta analisar o seu desempenho nas últimas épocas.
4- Direcção e seu Presidente. Na verdade não concordo com algumas acções deste nosso Presidente mas é O Presidente do nosso clube. Há que apoiá-lo enquanto o seja e, todos sabemos, que não há muitos homens corajosos com capacidade para assumir este trabalho não remunerado que exige dedicação e amor ao clube.

Teremos que ser nós, Elvenses de naturalidade e de coração, a dar a volta a isto marcando presença massiva já no próximo encontro no nosso mítico estádio.

P.S.- Vi a nossa tribo muito murcha no Domingo. Não se deixem abater por críticas injustificadas. Vocês são a nossa voz.

P.S.2- Não me escondo atrás de nicks ou escrevo como anónimo. O meu nome é Vitor Firmino, para o bem e para o mal, sempre com o "O Elvas" e para o "O Elvas".

Scottish disse...

Vítor em nome da Tribo, desde já o nosso obrigado pelo comentário!
Revelou sinceridade, objectividade e amor pel'"O Elvas".
Concordo com que o Paulinho não tem a culpa do processo disciplinar ao Glaedson, e dos problemas físicos do Lourinho. No entanto recordo que o Glad tem contado muito menos para o nosso treinador e isso faz-me alguma confusão. Trata-se de um jogador que nesta divisão ainda dá cartas, e técnicamente é indiscutível a superioridade do brasileiro sobre a maioria do plantel.
Também tenho de dizer que a equipa está a jogar mal. Todos concordamos neste ponto e meu caro, a responsabilidade é do treinador. Sei do que falo pois eu também sou treinador.
Concordo com o ponto de sendo o Eurico o Presidente do clube, é o NOSSO PRESIDENTE! Devemos apoiá-lo claro, mas também o temos de criticar, no sentido de melhorar, quando as decisões não são as mais acertadas.
Sobre a Tribo tens toda a razão, está "murxa", sendo o espelho da massa associativa do Colosso. Nunca esperámos andar a lutar para não descer aos Distritais. O plantel esta época é superior ao do ano passado, mas nem nos 6 primeiros conseguimos ficar...
Falei sobre este tema no meu blogue (Três Paixões), sendo uma opinião pessoal e não em nome da Tribo, pois quando se fala em nome do grupo, é neste cantinho que "falamos".
Quanto aos anónimos, e aí concordo com o Vítor em que devemos dar a cara, respeito os comentários. Não quero acreditar ser possível a ordem do Presidente ao Treinador que o Glad e o Lourinho não podem jogar. Isso melindrava totalmente a posição do Paulinho, pois é ele e só ele que pode ter voto na matéria chamada plantel.
Da mudança de Presidente creio não ser a melhor opção, pois gostemos ou não, o Eurico está a recuperar financeiramente "O Elvas". O ano passado o Colosso deu um lucro de 60 mil euros! É assínalável, mas também sei que há muitas dificuldades para pagar os ordenados aos jogadores... Espero sinceramente que a recuperação económica continue, e que desportivamente a época acabe com "O Elvas" na 3ª...
É importante a discussão de ideias no sentido de melhorarmos o nosso clube, o Colosso como lhe chamamos.
Um abraço do tamanho do Mundo à Tribo

Anónimo disse...

Pois bem já que estamos no meio de adeptos, ex. atletas, e amigos do nosso O ELVAS CAD, reparem nas diferenças:
Roquete »»» Paulinho ??
Firmino »»» Toni ??
Soares »»» Marçial ??
Enfim penso que dá para enteder tanto erro. Meus amigos numa equipa de futebol jogam 11 e não devemos centrar ideias em 1 ou 2 jogadores que, seguramente sózinhos não jogavam.
CONCLUSÂO: Paulinho e departamento futebol responsáveis em 2008/09 pela não subida, continuando a ser-lo esta época, provavelmente pela descida. Muita indisciplina. Em campo é evidente que a inclusão de pelo menos 2 atletas, em nada contribui para a união do grupo.