segunda-feira, 26 de abril de 2010

ACABOU-SE! Para o ano há mais... Distrital!

O título do post diz tudo. O sonho do regresso à 3ª divisão acabou para os azuis-e-ouro com a derrota caseira frente ao Crato. O 1-2 final não espelha em nada o que se passou no Campo Patalino, mas no fim o que conta são os golos, e o Crato marcou mais um vencendo o jogo em que se decidia praticamente o vencedor do Distrital.

"O Elvas" foi sempre a equipa que quis vencer a partida, mas pela frente teve um adversário que defendeu muito e bem, que conta com jogadores muito experientes e de grande constituição física, que anularam quase todas as tentativas que a nossa equipa criou. No jogo do tudo ou nada, os comandados de Jorge Almeida trabalharam muito, lutaram até à exaustão, mas faltou qualidade para definir as oportunidades de perigo criadas.

Aos 16 minutos o lance que definiu o jogo para os visitantes, com o indiscutível penalty de Cristo a Maside, convertido por Moreira. A equipa do Crato manifestou o seu desagrado com a decisão do árbitro António Matias, ao não expulsar o guardião azul-e-ouro, considerando que o avançado cratense estaria em iminente situação de fazer golo. Houve erro do árbitro nesta decisão, pois Cristo deveria ter visto o vermelho, mas antes "O Elvas" pediu grande penalidade por mão na bola de um defensor do Crato, naquela que foi a primeira manifestação de desagrado dos presentes no Campo Patalino.

Se desde o início "O Elvas" pressionou o extremo reduto cratense, a partir do 0-1 foi mais evidente com o recuo dos visitantes no terreno de jogo. Sabedores que contam com uma equipa experiente, o "autocarro" à frente da baliza foi em muitas ocasiões tão evidente que era quase impossível furar a barreira defensiva do Crato. Só nos livres batidos pelo brasileiro Glaedson é que os azuis-e-ouro conseguiram criar perigo, mas o guarda-redes Teixeira esteve em bom plano. Jorge Almeida fez a primeira substituição ainda na etapa inicial, com a entrada de Ruben pelo defesa Teodor, que estava a sentir dificuldades em controlar a velocidade dos avançados rivais.

Na segunda parte mais do mesmo, ou seja a equipa de Jorge Almeida a ser quem manifestava vontade em chegar ao golo e o Crato a defender a vantagem que no final se mostrou definitiva. Aos 60 minutos Glaedson tem um portentoso remate de pé esquerdo à barra da baliza de um Teixeira que nada tinha a fazer pois era indefensável. Seria um golão e poderia dar a volta aos acontecimentos, mas infelizmente a bola não entrou. Ainda "carregou" mais "O Elvas", e Jorge Almeida fez o possível com as alternativas que dispunha no banco. Fez sair Zé Rego para a entrada de Nélinho, numa troca de avançados, e o tudo por tudo com a saída de um defesa, Fernando Roque, para a entrada do jovem Carlos Xavier para o lado esquerdo.
O jogo apenas tinha um sentido, a baliza do Crato, e o pontapé para a frente dos visitantes para tentar a sorte com a rapidez dos seus avançados foi sendo cada vez mais evidente.
Aos 84 minutos o canto do cisne, ou seja o adeus d'"O Elvas" à subida. Bola para o recém entrado Santana Maia que à entrada da área e inexplicavelmente sem marcação, desferiu um remate para o fundo das redes sem hipóteses para Cristo. Até ao fim a luta constante dos nossos jogadores é de louvar pois foram inexcedíveis, mas a sorte estava traçada. O golo de Lourinho pouco antes do fim da partida, no único erro de marcação da defesa do Crato na sua área, apenas atenuou a desvantagem pois o desfecho estava definido.

A equipa de arbitragem cometeu inúmeros erros de apreciação e as duas equipas têm razão de queixa. Um penalty por assinalar ao Colosso, o não ter mostrado o vermelho a Cristo na grande penalidade que deu o 0-1 para o Crato, e o erro mais grosseiro foi na segunda parte, ao assinalar um livre directo por uma falta sobre Nelinho, quando o lance aconteceu 2 metros dentro da área. Aqui a responsabilidade vai inteiramente para o árbitro auxiliar, que claramente viu o lance e não quis alterar a decisão de António Matias. Se no aspecto técnico o árbitro esteve mal, no disciplinar foi pior, permitindo desde o quarto de hora inicial o constante "queimar" tempo dos jogadores visitantes. Por vezes foi gritante a sua falta de comando no jogo, exasperando todos os que estávamos no Campo Patalino, pois os jogadores do Crato faziam o que queriam não sendo devidamente punidos.

Resultado injunto pelo que fez "O Elvas" e que premeia sem dúvida a coesão defensiva do Crato. Apesar de este ter sido o jogo do tudo ou nada, "O Elvas" não vai conseguir a subida pelo que fez de mau na primeira volta desta segunda fase, com inexplicáveis derrotas caseiras que sem dúvida condicionaram todas as possibilidades azuis-e-ouro.
Jorge Almeida em declarações à Rádio Elvas, pediu desculpas aos adeptos por não ter conseguido a vitória que todos desejavam. A Tribo Azul e Ouro responde ao técnico dizendo que não tem de pedir desculpas, foi com o Jorge Almeida que o sonho foi possível pelas seis vitórias consecutivas. Mas não se podem fazer omeletes sem ovos, e apesar da enorme capacidade de luta há falta de qualidade no curto plantel d'"O Elvas" para enfrentar adversários de maior calibre como é o Crato.

Devem os dirigentes do nosso clube junto com a equipa técnica começar já a preparar a próxima temporada, recrutando jogadores da nossa região com qualidade para potenciar o plantel e pensar, a sério, em lutar pelo título distrital e consequente regresso à 3ª divisão.

Tentamos mas não foi possível. ACABOU-SE! Para o ano há mais... Distrital!

(foto site Tudoben.com / Carlos Falcato)

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Domingo TODOS vamos apoiar "O Elvas"


Depois de todos considerarmos que o Colosso estava irremediavelmente arredado da subida, seis vitórias consecutivas colocaram a nossa equipa no lugar que todos ambicionamos. Dependemos exclusivamente de nós próprios, mas isso vai requerer um esforço enorme dos nossos jogadores, pois para vencer o Distrital não há margem de erro e terão de vencer as três partidas que faltam.

No próximo Domingo dia 25 pelas 16 horas, temos o jogo do ano, pois defrontamos o co-líder Crato, por muitos considerado o principal candidato à subida. Ambas equipas irão contar com baixas importantes por castigo.
Harramiz, o jogador mais em forma dos azuis-e-ouro nesta ponta final do Campeonato, não poderá dar o contributo à equipa devido a um vermelho por todos considerado muito exagerado, cuja consequência foram dois jogos de fora. O técnico Jorge Almeida foi castigado com 20 dias e 75€ de multa, tendo de orientar a partida desde a bancada.
No Crato os castigados são Bily, Renato e Nuno todos expulsos no jogo frente ao Campomaiorense que terminou com um empate a zero. São jogadores influentes na equipa cratense e disso se deve aproveitar "O Elvas".

A equipa de arbitragem já está nomeada e António Matias será o árbitro, tendo como auxiliares Eurico Vilela e Manuel Azeitona. Vai ser um jogo de muita tensão e esperamos que os árbitros sejam isentos, que a verdade desportiva seja a que impere no terreno de jogo. Estamos fartos de ser prejudicados pelos árbitros e só pedimos que sejam isentos.

Não fiquem em casa, marquem presença no Campo Patalino neste jogo decisivo. A equipa necessita do nosso apoio para juntos conseguirmos esta vitória importante. É unânime a vontade de subirmos à 3ª divisão nacional, lugar de onde nunca deveríamos ter saído.

A Tribo Azul e Ouro solicita a todos os adeptos que levem cachecóis ou camisolas com as nossas cores, para mostrarmos quem é o maior clube de futebol do Alentejo.

FORÇA ELVAS! NUNCA ESTARÁS SÓ!

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Goleada em Portalegre mantém a candidatura

"O Elvas" venceu e convenceu ontem à tarde o Estrela em Portalegre, por números que não sofrem contestação. Uma goleada por 0-5, que permite manter a candidatura à conquista do primeiro lugar da Divisão de Honra. O Clube Alentejano de Desportos foi sem dúvida um Colosso, registando os melhores minutos da época perante um adversário que não perdia há 46 jogos.

A pergunta que todos nos fazemos é onde estava esta equipa que tantas dúvidas nos tem colocado ao longo da época? A verdade é que esta foi a sexta vitória consecutiva com 22 golos marcados e 4 sofridos, números que nos permitem discutir a vitória final com o Crato, e a ilusão voltou aos adeptos azuis-e-ouro.

Ontem pode-se dizer que só deu mesmo "O Elvas", em especial na primeira parte, onde os comandados de Jorge Almeida conseguiram praticar bom futebol, sufocando o adversário no meio-campo e contra-atacando com rapidez e eficácia, as armas habituais do Estrela. Harramiz e Rui Santos estiveram brilhantes ao não permitirem a construção do ataque portalegrense e desmarcando com rapidez um quarteto formado por Carapinha e Lourinho nas alas, e Glaedson no apoio a Zé Rego, que fez a cabeça em água aos locais.

Naturalmente os golos foram surgindo, em jogadas rápidas que desta vez foram concretizadas. Lourinho primeiro, depois o brasileiro Glaedson e o ponta-de-lança Zé Rego deram expressão aos melhores 45 minutos d'"O Elvas" esta época. Depois do intervalo e com 0-3, o árbitro da partida decidiu mal ao expulsar Harramiz, o jogador mais em forma da equipa, numa falta normalíssima que no máximo poderia ver o amarelo.
Mesmo com dez o Colosso continuou a mandar na partida. Jorge Almeida decidiu reforçar o meio-campo com a entrada de Chinita por Zé Rego, no entanto continuou a nossa equipa a criar mais perigo.

Um Estrela afogado pela pressão dos nossos jogadores voltou na etapa complementar a permitir contra-ataques que deram em golo. Rui Santos marcou o quarto da tarde, premiando uma bela exibição, e Chinita fechou o resultado de 0-5, que espelhou exactamente a superioridade do Colosso perante uma equipa que nunca criou perigo para a baliza de João Cristo.

Mais uma vez fomos prejudicados pela arbitragem, ao não assinalar uma clara penalidade na primeira parte, com o resultado de 0-0, e na injusta expulsão de Harramiz por uma falta normalíssima e que nos irá privar do jogador mais em forma nos próximos dois jogos. O técnico Jorge Almeida também foi expulso, tendo o árbitro decidido sempre contra "O Elvas" e limitando mais a equipa para o próximo jogo, o da decisão final contra o Crato.

No final da partida e em declarações para a Rádio Elvas, o brasileiro Glaedson mostrou a sua satisfação pelo resultado afirmando que "no final vamos de certeza sambar". Todos esperamos que assim seja Glad, que consigamos vencer o Distrital e regressemos à 3ª divisão, de onde nunca deveríamos ter saído.
Para o conseguirmos, TODOS os adeptos estão convocados no próximo domingo dia 25 às 16 horas, a marcarem presença no Campo Patalino do Estádio Municipal de Elvas. O apoio à equipa é fundamental para vencermos a partida do tudo ou nada.

Vamos mostrar ao adversário que quem manda somos NÓS!
FORÇA ELVAS, NUNCA ESTARÁS SÓ!

Um abraço do tamanho do Mundo a todos os tribalistas

P.S. - Foto site "O Elvas CAD"

terça-feira, 13 de abril de 2010

Só dependemos de nós próprios

Com o empate a zero do Crato em Campo Maior e a fácil vitória do Colosso por 4-0 frente ao Monfortense, atingimos o topo da classificação em igualdade pontual com o Crato. Foi um fim-de-semana em cheio para as nossas cores!

No Campo Patalino não vimos um bom jogo. Começo de rompante d'"O Elvas" com o primeiro golo logo aos 7 minutos num desvio de Zé Rego a remate de Glaedson. Quando se previa uma goleada chegamos ao adormecimento colectivo, pois só na parte final da partida surgiram os restantes golos. No minuto 79 o jovem Ruben isolou-se e sem dificuldades marcou o segundo. Dois minutos volvidos e Lourinho ampliou para 3-0, para Nelinho fechar as contas mesmo no final de uma partida mal arbitrada e em claro prejuízo para a nossa equipa.

Há algumas semanas atrás poucos esperavam que a nossa equipa conseguisse este feito, muito por culpa dos maus resultados na primeira volta da Divisão de Honra.
Mas as cinco vitórias consecutivas operaram a esperada reviravolta na classificação e agora SÓ DEPENDEMOS DE NÓS PRÓPRIOS. No entanto ainda estamos longe de cantar vitória pois dos quatro jogos que nos restam para terminar o campeonato três são contra as equipas do topo da tabela.

Na próxima jornada "O Elvas" tem uma complicada deslocação a Portalegre para defrontar o terceiro classificado Estrela. Apenas um ponto separa as duas equipas e por esse motivo adivinha-se uma partida de difícil prognóstico. Recorde-se que há duas semanas os dois emblemas enfrentaram-se nos quartos de final da Taça Associação e o Estrela derrotou "O Elvas" por 3-1. Foi uma partida em que o Colosso apresentou duas caras. Na primeira parte os comandados de Jorge Almeida foram muito superiores, mas falharam, mais uma vez, no capítulo da finalização. O intervalo fez mal aos nossos jogadores, e o bom jogo da etapa inicial ficou no balneário... Má segunda parte que ficou marcada pelo acerto nos remates dos jogadores de Portalegre ao contrário dos azuis-e-ouro, eliminando a nossa equipa da Taça.

O Estrela é uma equipa que defende muito e que utiliza o contra-ataque como principal arma para chegar à baliza adversária. "O Elvas" tecnicamente é superior, mas tendo pela frente uma equipa com estas características, esperemos que os nossos avançados não sejam perdulários e concretizem as oportunidades que de certeza irão criar.
Estamos convencidos que se a equipa entrar determinada, concentrada e com atitude poderemos vencer em Portalegre. Os nossos jogadores têm de se convencer que podem chegar ao objectivo, está ao seu alcance.

Resta aos sócios e adeptos cumprirem a sua parte, ou seja, apoiar a equipa. Para isso devemos estar presentes em grande número no próximo domingo pelas 16 horas no Estádio Municipal de Portalegre. JUNTOS VAMOS CONSEGUIR O OBJECTIVO!

Um abraço do tamanho do Mundo a todos os tribalistas