domingo, 15 de maio de 2011

CAMPEÕES, CAMPEÕES, NÓS SOMOS CAMPEÕES!


"O Elvas" Clube Alentejano de Desportos volta a ser equipa de 3ª divisão, depois do empate a 1 golo com o Campomaiorense, que garantiu o título distrital! Há muito tempo que não se via o Campo Patalino do Estádio Municipal com tanta gente. Entre 2500 e 3000 almas que viveram intensamente uma partida cheia de emoções e incertezas até ao apito final. De destacar também os muitos adeptos que se deslocaram de Campo Maior, revivendo assim a velha rivalidade entre "O Elvas" e o Campomaiorense.

É sem dúvida um derby de longa data, e seja no Distrital ou na 1ª divisão, trata-se de um jogo recheado de muita emoção, onde ninguém gosta de perder frente ao eterno rival. Hoje no Campo Patalino tivemos sem dúvida um jogo bem disputado, mas que por vezes os jogadores acusaram a responsabilidade que tinham nos seus ombros. "O Elvas" fez sem dúvida a melhor partida das quatro em que defrontou o Campomaiorense, vencendo na maior parte do tempo a batalha do meio-campo. Duarte Silva não deu um centímetro de manobra a Luís Carapinha, condicionando desta forma o jogo de ataque dos "galgos". Carapinha é sem dúvida o motor da equipa de Campo Maior, esteve nos três golos do jogo da primeira volta, e sem ele era Eduardo o único que poderia municiar o trio Jorginho-Toscano-Canoa.
Foi "O Elvas" a conseguir chegar mais vezes com perigo à baliza de Tiago Rasquete, sem dúvida um dos melhores do Campomaiorense junto com Eduardo. Defendeu vários remates muito perigosos e salvou a sua equipa de uma derrota com as suas intervenções. Se Duarte Silva tinha a missão de "anular" Carapinha, era o espanhol Roberto Paredes a "limpar" o meio-campo, contando com a ajuda de Nuno Carranca. Na frente os rápidos Lourinho e João Paulo Silva punham em sentido o extremo reduto campomaiorense, e Glaedson é sempre um perigo nos lances de bola parada.

Mesmo assim foram os "galgos" a adiantarem-se no marcador ao minuto 37, através de um livre descaído para a direita, em que Eduarto foi exímio a colocar a bola em Canoa, que estranhamente apareceu liberto de marcação para fazer golo. "O Elvas" acusou o tento do seu adversário directo na luta pelo título e houve minutos de alguma desconcentração, mas ao intervalo o marcador registava o 0-1. Jorge Almeida deixou no balneário Rogério Chinita e fez entrar Pitufa para reforçar o ataque azul-e-ouro. Que bela decisão do técnico d'"O Elvas", pois aos 47 minutos Pitufa fez o golo do empate num remate de cabeça sem hipóteses para Tiago Rasquete, dando sequência a um sensacional cruzamento de Glaedson. Foi um livre indirecto dentro da área dos "galgos" porque Tiago Rasquete apanhou a bola, largou-a e voltou a apanhá-la. O árbitro João Roque viu e sancionou a falta que deu o empate aos de Elvas. O golo foi festejado intensamente pela massa adepta azul-e-ouro, e era o respirar de alívio momentâneo perante uma situação de desvantagem no marcador.

Tocou ao Campomaiorense acusar o golo sofrido, e durante largos minutos foi "O Elvas" a mandar no jogo e a poder sentenciar as contas da subida. Foram várias as oportunidades que os avançados azuis-e-ouro tiveram, mas encontraram sempre a oposição de Tiago Rasquete.
Logicamente os comandados de Luís Maia fizeram o "forcing" final, e tiveram uma grande oportunidade num soberbo remate de Eduardo, que a uns bons 20 metros da baliza de João Cristo, fez a bola embater estrondosamente na barra. Era provavelmente o canto do cisne, pois o Campomaiorense não conseguiu voltar a rematar com perigo à baliza d'"O Elvas".

E no derby da raia se não houvesse "zaragata" não era derby, já que os nervos à flor da pele dos elementos dos dois bancos, levaram o árbitro João Roque a expulsar um dirigente do Campomaiorense, o técnico Jorge Almeida e um dirigente d'"O Elvas". Gente a mais expulsa nos instantes finais? Certamente, pois o árbitro deixou-se "arrastar" pelas emoções do jogo e perdeu por momentos o controlo da partida.

Foi um minuto final de nervos, de se olhar constantemente para o relógio, mas finalmente João Roque assinalou o final da partida e foi uma verdadeira explosão de alegria por toda a família azul-e-ouro. Estamos finalmente no lugar de onde nunca deveríamos ter sido, ou seja, nos escalões nacionais de futebol.

O objectivo está conseguido, a subida foi garantida com este empate no último jogo do campeonato, e frente ao rival directo. Fomos os melhores desde o início da época e apenas fomos derrotados por uma vez. Só cedemos um empate no Campo Patalino, que irá entrar em obras para instalar o relvado sintético. Éramos para muitos o candidato mais fraco de todos, que não iríamos ter qualquer possibilidade de chegar ao título. Aqui têm a resposta, "O Elvas" é CAMPEÃO!

Foi um delírio ver o plantel aos pulos, a "atirarem" o técnico para o ar, a invasão dos adeptos no relvado ao som do "We are the Champions" dos Queen. A onda de entusiasmo da equipa levou-os a molharem-se na fonte da rotunda do tribunal, onde foi tirada a foto que publicamos.

A Tribo Azul e Ouro esteve presente no Campo Patalino e envia os Parabéns pelo título a todo o plantel, equipa técnica e direcção do clube, pois desta vez a promessa da subida foi finalmente conseguida. E para o ano disputamos a 3ª divisão! Finalmente saímos do "inferno"...
CAMPEÕES, CAMPEÕES, NÓS SOMOS CAMPEÕES!!!!!!

3 comentários:

Elvascidade disse...

VIVA "O ELVAS"!!!!!!!

Eusébio Silva disse...

Foi uma tarde como há muito não se via.
Parabéns a todos e votos de um bom futuro para o nosso Elvas.
VIVA "O ELVAS"

André Miguel disse...

Parabéns ao clube e à Tribo!

Mas não era preciso esperar pelo fim do campeonato para o blogue dar sinais de vida...