quarta-feira, 23 de julho de 2008

A opinião de... Tiago Carreiras

Obrigado João Pinto…

Esta semana e ao fim de 20 anos de carreira João Manuel Viera Pinto, 36 anos, pendurou as chuteiras. Foram mais 600 jogos realizados no principal escalão do Futebol Português, 151 golos marcados, 81 internacionalizações (23 golos), 2 Campeonatos de Portugal, 4 Taças de Portugal, Campeão do Mundo de sub-20 por duas vezes e pelo meio algumas/muitas peripécias dignas de um autêntico Cowboy.

Jogador extraordinário de classe mundial, tinha rapidez, técnica, visão de jogo, passe, finalizava tanto de cabeça como pés, aliada a uma personalidade bastante forte, aguerrida e combativa faziam dele um jogador não só completo, mas também, temido em qualquer campo de futebol.

Glorificado por uns, odiado por outros (mais tarde os papeis invertem-se) quem não se lembra da na noite de 14 de Maio de 1994, em pleno Estádio José de Alvalade (Sporting – Benfica); o diabo andou à solta, ele sozinho conseguiu derrotar o Sporting, foram 3 golos, muita fantasia e uma noite para nunca mais esquecer…!

…E os duelos à margem da lei é certo, mas magníficos com o seu “amigo” e companheiro de selecção Paulinho Santos…só demonstravam o carácter, a fibra, a vontade de vencer.

…E os momentos mágicos de autêntico futebol como por exemplo o golo marcado à Inglaterra no Euro 2000 ou os lances protagonizados com o seu cúmplice Mário Jardel de leão ao peito, culminando na conquista de mais um campeonato Nacional.

Pela negativa a agressão (sempre condenável) ao árbitro argentino Angel Sanchez, no jogo contra a Coreia do Sul (Mundial de 2002) e consequentemente os 6 meses suspenso.

Regressa ao seu Boavista e termina a carreira no Braga deixando em ambos a sua marca, mas já sem o fulgor de outros tempos.

É com pena, tristeza e já com alguma nostalgia que vejo partir um dos maiores e melhores futebolistas que passearam classe nos relvados portugueses.

A ti João Pinto um muito OBRIGADO…!

(Artigo de opinião da responsabilidade de Tiago "Presi" Carreiras)

Sem comentários: