domingo, 12 de outubro de 2008

Glórias do Passado

O Estádio Municipal de Elvas fica localizado no Lugar da Fonte Nova na alentejana cidade de Elvas. É um recinto desportivo propriedade da Câmara Municipal de Elvas e o local onde a equipa de futebol do Elvas CAD costuma utilizar para realização dos seus encontros na qualidade de visitado.Foi ali que a equipa alentejana jogou, por exemplo, nos Campeonatos Nacionais da 1ª Divisão das épocas de 1986/87 e 1987/88. Naquela altura os dados oficiais apontavam para uma lotação a rondar os 15 mil lugares, num estádio que possuía iluminação artificial e um piso relvado. Era composto apenas por 3 bancadas, dividas em duas laterais e uma situada no topo norte do estádio. A equipa do Vitoria SC apresentou-se naquele recinto desportivo pelo menos naquelas duas épocas para defrontar a equipa alentejana do Elvas CAD nos jogos a contar para o Campeonato Nacional da 1ª Divisão. Nessas duas ocasiões os resultados verificados no final do encontro resumiram-se a um nulo a 0-0. Recordemos, porém, o jogo realizado na época de 1986/87 entre o Vitoria SC e o Elvas CAD. Aconteceu à 21ª jornada do Campeonato Nacional da 1ª Divisão numa altura da temporada em que o Vitoria SC se encontrava no 3º lugar da tabela classificativa em clara perseguição ao líder da competição o SL Benfica, numa intensa luta pelo título de Campeão Nacional.O Vitoria SC vinha realizando uma época a todos os níveis espectacular, apresentando um futebol tecnicamente evoluído e de qualidade. Jesus, Nené, N´Dinga, Ademir e Cascavel, comandados pelo treinador brasileiro Marinho Peres, e secundados por outros bons valores, espantavam o país e a também a Europa com a espectacularidade do seu jogo.Todavia, a visita do Vitoria SC à cidade alentejana de Elvas aconteceu num período em que a equipa vimaranense estava a atravessar uma fase menos boa. Na classificação encontrava-se em igualdade pontual com o FC Porto e a apenas 2 pontos do SL Benfica. Um empate em casa frente ao SC Farense colocou os benfiquistas com mais 3 pontos do que o Vitoria SC pelo que o jogo seguinte, precisamente frente ao Elvas CAD, era fundamental para o clube se manter na luta pelo 1º lugar da classificação geral..
O Vitoria SC não foi além de um comprometedor 0-0 que colocou a equipa vimaranense definitivamente fora da luta pelo título. O Vitoria SC na tarde de 1 de Março de 1987 apresentou no Estádio Municipal de Elvas a seguinte formação inicial: Jesus; Costeado, Miguel, Nené e Adão; Basaula, Nascimento, Carvalho e Ademir; Paulinho Cascavel e Adão. Registe-se a ausência na equipa titular de N´Dinga que se encontrava naquela altura lesionado e que foi substituído pelo seu compatriota Basaula.


(in Glórias do Passado)

2 comentários:

Scottish disse...

Recordo-me bem deste jogo!
Realmente o Vitória tinha uma boa equipa, mas jogar em Elvas era sempre complicado para as equipas grandes ou semi-grandes...
Isso notou-se mais na época 87/88, pois Benfica e Sporting empataram em Elvas, e o Porto venceu 2-3 (com mais um escandalo de arbitragem no golo da vitória portista)!
Dessa equipa vimaranense destaco o Basaula, que na época seguinte teve o privilégio de vestir de azul-e-ouro. Um verdadeiro mágico com a bola nos pés.
Bons velhos tempos que espero algum dia poder voltar a sentir com o Colosso.
Um abraço do tamanho do Mundo a toda a Tribo

Badji disse...

O que mais me recordo desses tempos ainda era eu um pequeno amante do futebol, era o estádio domingo após domingo repleto de espectadores, penso que nesses tempos com o futebol ás 15h tudo era diferente.

Que saudades.

Cpts.
Badji